Os crimes cometidos com o uso de tecnologia ou por meio de tecnologia passam a sensação de impunidade tanto para quem comete quanto para quem sofre.
Isso porque, no Brasil, já temos a sensação de impunidade para crimes reais, imagina para os virtuais onde não enxergamos os criminosos e somos violados em nossos lares por mais seguros que imaginamos estar.
Mas os crimes digitais são sim investigados e devem sim ser denunciados. A denúncia, inclusive, é o combustível da investigação e da repressão.
Só em São Paulo são quatro delegacias especializadas em crimes cibernéticos e em diversas cidades de outros estados você encontra pelo menos uma delegacia especializada em crimes que utilizam de tecnologia.
Se você foi vítima de um crime digital deve buscar orientação junto à polícia civil da sua cidade, que vai orientar a registrar um boletim de ocorrência on-line ou se dirigir à delegacia especializada.
Não esqueça de levar seu documento de identificação e eventuais provas que você tenha. Importante também armazenar essas provas com segurança, você pode vir a precisar apresentá-las novamente perante a autoridade policial e judicialmente caso o crime sofrido tenha alguma possibilidade de reparação material ou moral.
Se você foi ou conhece alguém que foi vítima de um crime digital e precisa de ajuda, nossos contatos estão no nosso site.
Comentarios