Infelizmente, ainda falta bom senso e cautela das pessoas ao fazer uso da internet e, especialmente, das redes sociais. Muitos acreditam que as coisas postadas aqui não reverberam ‘lá fora’; não afetam a vida pessoal. Errado!
Diferentemente do que pregam alguns, o mundo digital não é terra de ninguém. Enquanto profissionais do Direito Digital que trabalham com crimes cibernéticos, estamos aqui para provar o contrário – que as pessoas têm, sim, responsabilidade sobre o que fazem virtualmente.
Em função disso, retomamos um tema já publicado por nós no passado: os quatro R’s para seguir na internet. Se colocadas em prática, essas dicas evitam problemas relacionados ao mau uso das redes e ajudam a criar um ambiente mais saudável.
Rejeite piadas envolvendo cor, etnia, religião, peso, classe social ou condição física. Não tem nenhuma graça e machuca!
Rompa a corrente da desinformação. Se não tiver certeza da veracidade de uma notícia recebida, não compartilhe, não comente (a não ser que seja para informar que é fake) e não curta.
Respeite opiniões alheias e, se divergir, faça-o de forma saudável.
Repita para si mesmo o seguinte ensinamento: ‘discurso de ódio não é liberdade de expressão’.
Comentarios